RECENTES

domingo, 30 de dezembro de 2012

"Herdeira das Sombras" de Anne Bishop [Opinião Literária]


Título: Herdeira das Sombras
Autora: Anne Bishop
Editora: Saída de Emergência
Coleção: As Jóias Negras (nº2)

Sinopse:
Há setecentos anos, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súbditos, uma Viúva Negra profetizou a chegada de uma Rainha na sua teia de sonhos e visões. Jaenelle chegou para ocupar o seu lugar, mas mesmo a protecção dos Senhores da Guerra não impediu que os seus inimigos lhe provocassem um terrível mal. Agora é necessário protegê-la até às últimas consequências. Mas será que ainda é possível recuperar Jaenelle? Há, no Reino, três homens dispostos a dar a sua vida pela Rainha prometida. Mas as atrocidades cometidas mostram que há quem esteja disposto a tudo para controlar ou destruir Jaenelle. Para todo o sempre.

Opinião:
Neste segundo volume o universo criado por Bishop já é mais fácil de ler, e, consequentemente, mais viciante. Apesar de ter um início mais lento, em que a estória parece que estagna relativamente aos acontecimentos do volume anterior, rapidamente o leitor se adapta a este novo ritmo.
É notório também uma mudança no foco da estória: enquanto no livro anterior reina a sensualidade, o erotismo inerente a Daemon Sadi; neste volume Lucivar, o guerreiro eyrieno, tem um maior destaque. Com ele surge o humor negro e a relação de amizade com Jaenelle, à medida que compreendemos melhor o seu passado e as suas motivações.
Também novas personagens são apresentadas, em detrimento das que já conhecemos – e adoramos. Assim, a mitologia deste universo torna-se cada vez mais complexa e fascinante.
Este volume apresenta-se como uma ponte entre o primeiro e o terceiro volume, na medida em que não provoca um grande impacto na estória, apenas continua os eventos do volume anterior e prepara o leitor para o que acontecerá no seguinte. Ainda assim, foi uma leitura aprazível e que me deixou ansiosa pelo próximo livro.

2 comentários:

  1. Ah, finalmente vamos conhecer melhor o Lucivar! Vou ler este livro para o ano que vem xD Fiquei fascinada pelo universo criado pela Anne Bishop :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que ler mesmo, vale a pena :) É uma das minhas sagas de fantasia favoritas!
      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar