RECENTES

domingo, 23 de dezembro de 2012

"Filha do Sangue" de Anne Bishop [Opinião Literária]


Título: Filha do Sangue
Autora: Anne Bishop
Editora: Saída de Emergência
Coleção: As Jóias Negras (nº1)

Sinopse:
Há setecentos anos atrás, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súbditos, uma Viúva Negra profetizou a chegada de uma Rainha na sua teia de sonhos e visões. Agora o Reino das Sombras prepara-se para a chegada dessa mulher, dessa Feiticeira que terá mais poder do que o próprio Senhor do Inferno. Mas a Rainha ainda é nova, passível de ser influenciada e corrompida. E quem controlar a Rainha controlará o mundo...

Opinião:
Começar esta leitura é como saltar para um comboio em movimento: de repente o leitor é imerso num mundo de fantasia tão complexo e singular que pode ser difícil continuar a leitura. Sem qualquer explicação, a autora escreve como se desde sempre conhecêssemos o seu mundo, o que torna a leitura lenta e confusa. Mas quando finalmente compreendemos as componentes desta estória – o simbolismo das jóias, a estrutura social deste mundo e as relações entre as personagens – torna-se impossível parar! Bishop cria um mundo rico, tão intenso e profundamente inebriante!
A personagem principal, Jaenelle, ainda uma criança, apesar de poderosa, nunca temos acesso à sua perspetiva dos acontecimentos. Apenas a conhecemos através dos pontos de vista das outras personagens, tornando-a misteriosa e fascinante.
Este é um livro de fantasia nada comum, com uma estória negra e sombria, repleta de suspense. Mais ainda, a autora explora com grande criatividade o erotismo, o desejo, a sensualidade… No fundo, é um excelente começo para uma saga certamente épica de darkfantasy.  

2 comentários: