RECENTES

sábado, 1 de dezembro de 2012

"A Semelhança" de Tana French [Opinião Literária]


Título: A Semelhança
Autor: Tana French
Editora: Civilização Editora
Coleção: Brigada de Investigação Criminal de Dublin (nº2)

Sinopse:
A detective Cassie Maddox ainda está a tentar lidar com tudo o que aconteceu em Desaparecidos. Deixou o Departamento de Homicídios e envolveu-se num relacionamento amoroso com um colega, o detective Sam O’Neill, mas continua demasiado abalada para se comprometer seja com o que for.
Quando Sam se depara com um novo caso, o de uma jovem esfaqueada, Cassie é chamada ao local do crime e descobre que a vítima lhe é assustadoramente familiar. Na verdade, ela é o reflexo da própria Cassie. O caso torna-se ainda mais bizarro quando Cassie descobre que a vítima se chamava Lexie Madison, a identidade que ela usara, anos antes, como agente infiltrada.
Sem informações, sem suspeitos e sem pistas, o antigo chefe de Cassie depara-se com uma oportunidade única: mandar Cassie tomar o lugar da rapariga morta como agente infiltrada. Assim, ela poderá recolher informações que de outra forma a polícia nunca conseguiria obter e tentar que o assassino volte a aparecer para acabar o seu trabalho. Assim, Cassie muda-se para Whitethorn House e prepara-se para entrar no mundo de Cassie.

Opinião:
Este livro começa com uma premissa bastante promissora: uma vítima de homicídio (Lexie) que é a sósia de uma detetive encarregue do seu caso (Cassie). Assim, assistimos à adaptação de Cassie à vida de Lexie, infiltrando-se no seu grupo de amigos. Contudo, a ideia que uma sósia, mesmo que muito semelhante a Lexie, conseguiria fazer-se passar por ela perante pessoas com quem convivia diariamente pareceu-me…bem, um pouco ridícula. Mesmo assim, decidi dar a esta estória o benefício da dúvida.
Contudo, a trama apresenta-se demasiado lenta, com demasiadas páginas sem progresso na ação. Apesar do mistério e suspense inerente à estória, o desenrolar da narrativa não prende o leitor, tornando a sua leitura um pouco maçadora. De facto, mesmo o desenlace final foi algo previsível.
Em suma, este livro foi uma desilusão comparativamente ao volume anterior, mas continuo ansiosa por ler os próximos livros desta autora, pois acredito que as suas estórias têm grande potencial.

0 comentários: