RECENTES

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

"A Filha da Minha Melhor Amiga" de Dorothy Koomson [Opinião Literária]


Título: A Filha da Minha Melhor Amiga
Autora: Dorothy Koomson
Editora: Porto Editora

Sinopse:
A forte relação de amizade entre Kamryn Matika e Adele Brannon, companheiras desde os tempos de faculdade, é destruída num instante de traição que marcará as suas vidas para sempre.
Anos depois desse incidente, Kamryn é uma mulher com uma carreira de sucesso, que vive sem ligações pessoais complexas, protegendo-se de todas as desilusões. Mas eis que, no dia do seu aniversário, Adele a contacta... A amiga de Kamryn está a morrer e implora-lhe que adopte a sua filha, Tegan, fruto da sua ilícita relação de uma noite com Nate.
Terá ela outra escolha? Será o perdão possível? O que estará Kamryn disposta a fazer pela amiga que lhe partiu o coração?

Opinião:
Este é um romance cheio de emoções, daqueles que facilmente nos toca o coração. A autora aborda temas sensíveis como a morte, a traição, o poder da amizade e a redenção, de uma forma simples mas cativante.
Kamryn é uma mulher amargurada e fechada ao mundo devido às traições que sofreu no passado. Quando Tegan entra na sua vida, Kamryn tem que enfrentar o papel de mãe, para o qual não estava minimamente preparada. Assim assistimos à sua luta para se adaptar a uma vida nova, para educar uma criança pequena e equilibrar esta dinâmica familiar com a sua vida profissional. Esta é uma estória muito realista, que demonstra com honestidade as dificuldades que uma mãe ultrapassa para cuidar dos seus filhos. A relação entre Kamryn e Tegan, com os seus momentos íntimos e engraçados, é profundamente ternurenta e tornou-se na minha parte favorita desta obra.
Alternando entre o passado e o presente, a autora demonstra a importância de não julgar pelas aparências, pois nem tudo é o que parece, sendo que não adianta fugir do passado pois ele volta sempre para abrir as feridas que supostamente saradas. Esta obra também ensina a perdoar, a compreender que muitas vezes perdoar alguém também traz mais benefícios para nós próprios, eclipsando a dor que tantas vezes insistimos em arrastar durante toda a nossa vida.
Com uma narrativa deliciosa, repleta de ternura e humor, Dorothy Koomson presenteia o leitor com uma estória fascinante sobre o poder do amor – amor este que pode tomar muitas formas – e a importância da amizade.

0 comentários: