RECENTES

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

"A Ameaça" de Ken Follett [Opinião Literária]


Título: A Ameaça

Autor: Ken Follett

Editora: Editorial Presença

Coleção: Minutos Contados (nº3)

Sinopse:

Em A Ameaça, somos fustigados pelos ventos gélidos do Norte da Escócia em plena véspera de Natal, e pelos inquietantes golpes narrativos de um enredo tempestuoso e surpreendente. Um poderoso agente antiviral desaparece misteriosamente das instalações da Oxenford Medical, uma empresa farmacêutica que está a desenvolver um antivírus para uma das mais perigosas variedades do Ébola. Quem o poderá ter roubado? E com que obscuras intenções? Toni Gallo, responsável pela segurança da empresa, está profundamente consciente do valor incalculável daquela fórmula secreta… e da terrível ameaça que o seu desaparecimento pode significar. Tem então início uma vertiginosa corrida contra o tempo, mas o que Toni, Stanley Oxenford, o director da empresa, e a própria polícia vão encontrar pela frente é um pesadelo capaz de ultrapassar os seus piores receios…

Opinião:

Mesmo fora do género histórico, Ken Follett não desilude: com um enredo altamente emocionante, narra o assalto a um laboratório e o roubo de um vírus mortal. Este é um livro sobre conspirações, terrorismo, ética e a utilização de animais em experiências científicas.

De igual modo, o autor consegue aliar eficazmente todo este suspense com uma pitada de romance. As próprias personagens formam um conjunto surpreendente: indivíduos corajosos, cheios de garra, com personalidades fortes mas vulneráveis, humildes, sem atitudes desmesuradas de super-herói. Ao mesmo tempo que decorrem reviravoltas completamente imprevistas, descobrimos segredos e observamos dinâmicas familiares envolventes.

A narrativa decorre em dois dias e cada capítulo corresponde a uma hora do dia, num ritmo quase contra-relógio. Durante a estória o leitor acompanha as diversas perspetivas, tanto durante o roubo como no contexto familiar das personagens. Devido ao seu ritmo alucinante, este é um livro impossível de fechar até ao desfecho final.

Ken Follett possui uma capacidade inegável na criação de argumentos inteligentes, ambientes repletos de suspense e personagens cativantes. Como tal, o resultado final só poderia ser um excelente livro como este.


0 comentários: