RECENTES

terça-feira, 20 de novembro de 2012

"Um Mundo Sem Fim" (Vol. I e II) de Ken Follett [Opinião Literária]


Título: Um Mundo Sem Fim (Volume I e Volume II)

Autor: Ken Follett

Editora: Editorial Presença

Coleção: Os Pilares da Terra (nº2) / Grandes Narrativas (nº408+410)

Sinopse:

Ken Follett regressa à cidade de Kingsbridge, mas desta vez cerca de dois séculos após os acontecimentos do primeiro livro. No dia 1 de Novembro de 1327, quatro crianças presenciam a morte de dois homens por um cavaleiro. O sucedido irá para sempre assombrar as suas vidas, mas Merthin, Ralph, Caris e Gwenda ficarão também marcados pelo próprio tempo em que vivem, e em particular pela maior tragédia que assolou a Europa no século XIV, a Peste Negra.

Opinião:

À continuação de Os Pilares da Terra é impossível não associar imediatamente expectativas muito altas. E, mais uma vez, Ken Follett não faz nada mais do que corresponder perfeitamente ao esperado: um romance histórico magistral, com personagens palpáveis cujas vidas se interligam num enredo brilhante. No fundo, é uma sequência na mesma linha da obra anterior.

Ken Follett continua a oferecer um conjunto de personagens absolutamente viciantes. Mas a que destaco é indubitavelmente Caris, que personifica uma abordagem precoce ao feminismo, numa época em que o papel da mulher na sociedade era praticamente nulo. Contudo, recusando-se a tomar um papel secundário na sua própria vida, Caris segue a sua vocação na medicina, área exclusivamente dominada pelos homens do clero. Esta é uma personagem com que o leitor facilmente se identifica, pela sua intenção de ajudar os outros e pelos cuidados humanizadores que pretende implementar. No fundo, Caris torna-se uma das poucas luzes durante a época de trevas pautada pela Peste Negra.

Mais uma vez, o autor retrata um amor que floresce perante as mais árduas dificuldades, mesmo num ambiente em que ambição e ânsia pelo poder dos homens do clero corrompem a prosperidade da população.

Esta é uma obra complexa, com tantas dimensões brilhantemente exploradas que se torna difícil encontrar mais adjetivos que reforcem a minha opinião sobre esta grande estória: apenas posso recomendar vivamente a sua leitura (e do volume anterior).


0 comentários: