RECENTES

sábado, 17 de novembro de 2012

"Crime no Vicariato" de Agatha Christie [Opinião Literária]


Título: Crime no Vicariato

Autora: Agatha Christie

Editora: Edições Asa

Coleção: Obras de Agatha Christie (nº2) / Miss Marple (nº1)

Sinopse:

St. Mary Mead é uma pacata aldeia inglesa, onde o dia-a-dia decorre sem incidentes de relevo e até os equívocos e desaguisados do costume fazem já parte da rotina diária. Mas o comportamento arrogante e intransigente do coronel Protheoroe, figura proeminente na vida da aldeia, torna-o no alvo preferido de comentários controversos e dos ódios mais enraizados, levando o próprio vigário a declarar um momento de desespero e irreflexão que quem matasse o coronel faria um favor ao resto do mundo. O sereno vigário Clement não imaginava então que este seu comentário pouco feliz voltaria para o atormentar...

Opinião:

Mais uma vez, Christie desenvolve nesta obra uma estória de mistério e suspense extremamente intrigante. Contudo, desta vez o investigador é Miss Marple, uma velhinha amorosa e aparentemente inofensiva. Porquê “aparentemente”? Porque Miss Marple é, na verdade, uma mulher perspicaz e inteligente, que dificilmente se deixa enganar. Esta é sem dúvida uma das minhas personagens favoritas no universo de Christie, pois Miss Marple consegue ser encantadora e dissimulada ao mesmo tempo.

O criminoso, ao contrário do que seria de esperar, é a personagem mais provável, mesmo sendo quem menos se espera. Ou, nas palavras de Miss Marple: “Sei que nos livros é sempre a pessoa que menos se espera. Mas nunca considero que essa regra se aplica na vida real. Na maior parte das vezes, o óbvio é que é a verdade.” (p.222). Mas o que é óbvio neste mistério? Nada, por isso esta estória deixará o leitor ansioso por desvendar a resolução final.


0 comentários: