RECENTES

sábado, 10 de novembro de 2012

"As Quatro Últimas Coisas" de Paul Hoffman [Opinião Literária]





Título: As Quatro Últimas Coisas
Autor: Paul Hoffman
Editora: Porto Editora
Coleção: Trilogia O Braço Esquerdo de Deus (nº2)





Sinopse:

De regresso ao Santuário dos Redentores, Thomas Cale parece aceitar o papel que lhe é atribuído: o destino escolheu-o como o Braço Esquerdo de Deus, o Anjo da Morte. O poder absoluto está agora ao seu alcance; o terrível zelo e domínio militar dos Redentores é uma arma nas suas mãos hábeis e prontas para cumprir o objetivo supremo da Única e Verdadeira Fé – a destruição da Humanidade. Mas talvez o sombrio poder dos Redentores sobre Cale não seja suficiente – ele vai do amor ao ódio num abrir e fechar de olhos, da bondade à mais brutal violência num segundo. A aniquilação que os Redentores procuram pode estar nas mãos de Cale – mas a sua alma é muito mais estranha do que alguma vez poderão imaginar…

Opinião:

Esta foi uma das sequelas mais pobres e dissonantes do volume original com a qual me deparei. É um livro parado, desinteressante, que pouco ou nada acrescenta à estória. Consiste basicamente numa crítica nada subtil à Igreja. Não que o problema resida nesse facto, uma vez que não me incomoda minimamente, exceto quando essa reflexão sobre a religião ocupa 99,9% do livro.

O autor enrola e limita-se a relatar acontecimentos desconexos e vagos, na sua maioria cenas bélicas e planeamento de batalhas protagonizadas por Cale. As próprias personagens, que esperava ver mais maduras e desenvolvidas neste volume, não parecem sequer as mesmas: Cale fez-me lembrar um robô programado para guerrear e o seu amor, supostamente tão intenso e grandioso, por Arbell é condicionado a um romance morno e sensabor.

Este volume não está à altura do seu predecessor, sem sombra de dúvida. Tanto potencial deitado fora com um livro. Que mais posso expressar? Desilusão, tristeza, raiva… Quanto à fantasia? Bem, fantasiosa é a pretensão do autor em alargar esta estória por três volumes. Desisto oficialmente desta trilogia.

2 comentários:

  1. Eu nem sequer consegui acabar o livro. Já do primeiro não gostei muito mas ainda resolvi dar uma hipótese ao segundo. Desisti a meio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até gostei do primeiro, achei que tinha potencial mas este segundo livro foi uma desilusão completa, horrível mesmo!

      Eliminar