RECENTES

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

"18 Segundos" de George D. Shuman [Opinião Literária]


Título: 18 Segundos

Autor: George D. Shuman

Editora: Editorial Presença

Coleção: Minutos Contados (nº2) / Série Sherry Moore (nº1)

Sinopse:

Esta primeira obra de um autor que trabalhou como polícia durante vinte anos é um livro que surpreende, arquitectado com um realismo convincente. Sherry Moore é invulgarmente bela, cega, vulnerável e compassiva. A sua mente tem uma característica única, a de poder «ver» o que ficou gravado nos últimos 18 segundos de memória que antecedem a morte de uma pessoa. Embora não seja confundido com qualquer forma de actividade paranormal, esse dom leva-a a ser procurada por detectives e forças da lei a quem ajuda a resolver casos criminais. Quando a tenente O’Shaughnessy começa a investigar casos de desaparecimento de jovens mulheres em Wildwood, na Nova Jérsia, as duas mulheres juntam forças para capturar um tenebroso serial killer que acabara de cumprir trinta anos de prisão, não pelos crimes cometidos, mas por um desastre de viação do qual fora considerado responsável. No entanto Earl Sykes não é fácil de apanhar, e tanto Sherry Moore como Kelly O’Shaughnessy acabam por encontrar-se em poder do assassino...

Opinião:

Mais do que um simples thriller sobre um serial killer difícil de apanhar, esta é uma obra com um lado esotérico muito interessante. É uma alternativa inovadora, fresca e estimulante à típica estória criminal.

Contudo, não é a capacidade paranormal de Sherry que a torna uma personagem tão especial, nem sequer o facto de ser cega. É a sua personalidade e a força que possui mesmo perante os obstáculos mais árduos que a vida lhe trouxe.

Os fãs da literatura criminal mais puristas poderão estar reticentes perante esta adição de algo fantástico na estória mas garanto que o seu foco rapidamente retorna à resolução do crime, mesmo que seja por meios menos convencionais. Na verdade, quando a ação atinge o seu auge este livro torna-se impossível de pôr de lado. Em suma, é uma leitura estimulante e uma excelente forma de entretenimento.  


0 comentários: