RECENTES

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

"A Cruz de Morrigan" de Nora Roberts [Opinião Literária]




Título: A Cruz de Morrigan
Autor: Nora Roberts
Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]
Coleção: Trilogia do Círculo (nº1)






Sinopse:

Irlanda, século XII. O feiticeiro Hoyt está destroçado pela perda do seu irmão gémeo, transformado num vampiro pela poderosa Lilith. A deusa Morrigan está determinada a enfrentar Lilith e avisa Hoyt de que chegará um dia em que se formará um círculo de seis, destinado a enfrentar Lilith e salvar a Humanidade. Hoyt usa os seus poderes para viajar à Nova Iorque dos dias de hoje onde descobre o seu irmão, um homem bem-sucedido mas frio e cínico, e pede-lhe auxílio na luta contra Lilith. Mas o círculo não está completo sem os poderes mágicos da artista Glenna Ward. Hoyt não confia na magia dela, mas ambos farão tudo para alcançar os seus objetivos. E ao enfrentarem legiões de inimigos, apercebem-se de que o amor que cresce entre ambos poderá aumentar as probabilidades de derrotarem Lilith...

Opinião:

Nesta obra Nora Roberts investe no género fantástico, sem descurar a faceta romântica que caracteriza os seus livros. Esta é uma estória da luta permanente do bem contra o mal, de criaturas mitológicas e do destino de seis personagens com características muito diferentes: um feiticeiro, uma bruxa, um vampiro, uma erudita, um metamorfo e um guerreiro.

Contudo, suponho que não seja fácil para um autor sair da sua zona de conforto e isso nota-se neste livro. A mitologia poderia ter sido mais desenvolvida e a tão poderosa vampira Lilith não é assim tão aterrorizadora. Contudo, sendo este o primeiro volume, creio que a autora guarde alguns desenvolvimentos mais intensos para os próximos livros.

Obviamente, este volume foca-se num casal: o feiticeiro Hoyt e a bruxa Glenna, ambos poderosos e destinados a encontrarem um no outro o amor. Porém, considero a dinâmica da sua relação um pouco morna e banal, pelo menos segundo os padrões desta autora.

A estória não é inovadora, abarca inúmeros clichés mas tem bastante potencial. Tenho a certeza que os próximos volumes, que serão focados noutros casais, conseguirão captar melhor o meu interesse.

2 comentários:

  1. Olá Mónica! Eu acho que esta trilogia melhora de livro para livro. Por isso não desistas da sua leitura. Não te vais arrepender! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Sara! :) Esta é uma opinião antiga (faz parte da minha reserva de opiniões pré-blogue) e entretanto já li os restantes volumes da trilogia e de facto fui gostando mais da estória a cada um :p O último então é o meu preferido :)

      Beijinhos*

      Eliminar