RECENTES

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

"O Senhor dos Anéis" (Vol. I, II e III) de J.R.R. Tolkien [Opinião Literária]


Títulos:
Vol. I: A Irmandade do Anel
Vol. II: As Duas Torres
Vol. III: O Regresso do Rei

Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Publicações Europa-América
Coleção: O Senhor dos Anéis

Sinopse:
Volume I
A Irmandade do Anel, primeira parte de O Senhor dos Anéis, conta-nos como o feiticeiro Gandalf descobre que o anel possuído por Frodo, o Hobbit, era dominador de todos os Anéis de Poder. E como Frodo e os seus companheiros são perseguidos pelo terror dos Cavaleiros Negros e fogem para Rivendell, onde se reune o Grande Conselho de Elrond, no qual se decide tentar destruir o anel.
E assim se constitui a Irmandade do Anel: Frodo e os seus companheiros em representação dos Hobbits; Aragorn e Boromir pelos Homens; Legolas pelos Elfos; Gimli pelos Anões; e Gandalf, o Cinzento. Juntos iniciam a maior demanda da história da literatura, por rios encantados, altos desfiladeiros que tocam o céu, mundos subterrâneos onde se escondem espíritos terríveis, florestas élficas, tudo parte do maravilhoso mundo da Terra Média.

Volume II
A Irmandade do Anel foi desfeita. Após um ataque cerrado de orcs e uruk-hai, os hobbits Pippin e Merry, companheiros de Frodo, o portador do Anel, são capturados; Boromir, representante da raça dos humanos na Irmandade, é morto; Frodo e Sam põem-se em fuga; Aragorn dos Homens, Legolas dos Elfos e Gimli dos Anões iniciam a perseguição com o fim de os resgatarem.
Agora, em As Duas Torres, segunda parte d’ O Senhor dos Anéis, é-nos relatada a nova demanda. Da tentativa de refazer a Irmandade, para a destruição do Anel. De como Aragorn, Legolas e Gimli reencontram o feiticeiro Gandalf, que sobreviveu à batalha com Balrog, e de como todos formam aliança com o Rei Théoden do reino de Rohan. De como o feiticeiro Saruman de Isengard, o traidor reúne as forças de Trevas e, como um exército de dez mil orcs e uruk-hai, ataca o último reduto dos humanos, a antiga fortaleza do Abismo do Elmo, onde se joga o destino final dos povos da Terra Média. E de como Frodo e Sam prosseguem a sua viagem com destino a Mordor, terra inimiga. É o advento das Grandes Trevas.

Volume III
Eis que chegámos à terceira e última parte de 0 Senhor dos Anéis.
A Irmandade do Anel permanece desfeita. A aliança de Aragorn dos Homens, Legolas dos Elfos, Gimli dos Anões e Gandalf, o feiticeiro com o Rei Théoden de Rohan é mais importante do que nunca, pois a batalha na fortaleza do Abismo do Elmo foi apenas o prenúncio do derradeiro confronto.
Acompanhado por Sam e traído por Gollum, Frodo, o hobbit Portador do Anel, é picado por Shelob, a monstruosa guardiã do desfiladeiro que serve de passagem secreta para Mordor, por onde eles pretendiam passar. Frodo jaz adormecido e o seu corpo é levado pelos orcs. Agora, em O Regresso do Rei, terceira parte de O Senhor dos Anéis, é-nos relatada a última fase da demanda. De como se inicia a Guerra do Anel. De como se reúne o grande exército do Ocidente e se estabelecem as estratégias opostas de Gandalf e Sauron. De como Aragorn tem o destino da Terra Média nas suas mãos e tem de decidir se aceita ou não herdar o trono e liderar os exércitos da Humanidade contra as gigantescas forças de Sauron. Do desenlace da grande história de amor entre Arwen, princesa elfo, e Aragorn, agora posto à prova por Éowyn, a sobrinha do Rei Théoden. E da catástrofe derradeira ao início da grande guerra. Conclui-se assim a maior demanda da história da literatura e a fantástica viagem pelo estranho mundo criado pela imaginação brilhante de Tolkien.

Opinião:
Ao início, pensei que criticar esta obra-prima seria ridículo e um esforço desperdiçado. Contudo, senti-me compelida a dar a minha opinião simplesmente porque acho que todos os que se consideram como leitores assíduos – e principalmente os amantes de fantasia – devem ler este livro. Decidi juntar a opinião dos três volumes num texto só, uma vez que li os três seguidos e por isso não faria muito sentido, na minha modesta opinião, separá-los.
É uma estória única, com personagens maravilhosas e diálogos brilhantes. Para sempre adorarei Gandalf e a sua sabedoria, a lealdade de Sam para com Frodo, a amizade dos quatro hobbits (Frodo, Sam, Pippin e Merry), o desenvolvimento da amizade entre Legolas e Gimli, apesar de todos os preconceitos entre as suas raças, Tom Bombadil e os seus mistérios, toda a estória de Gollum, e o amor entre Aragorn e Arwen. Tolkien criou um mundo tão completo e uma mitologia tão diversa que é um prazer tremendo perdermo-nos pelos seus recantos.
A linguagem utilizada e as descrições minuciosas, porém, podem por vezes tornar a leitura algo fastidiosa, o que coloca um entrave ao progresso da estória. Apenas este facto me impede de dizer que é um livro que se devora, pois no meu caso foi mais uma obra que saboreei com tempo, calma e pausadamente.
Com esta opinião apenas quero incitar a leitura desta obra, porque acho que mudará para sempre a vossa perspetiva acerca dos restantes livros de fantasia. Não é a leitura mais fácil do mundo mas é a obra de referência deste género e a sua influência no restante mundo literário é inegável.

5 comentários:

  1. Olá,

    Sem duvida que temos que considerar Tolkien como o verdadeiro mestre da literatura Fantástica, criou uma obra verdadeiramente maravilhosa.

    Confesso que a sua escrita achei muito descritiva e tinha alturas que me cansava um pouco mas isso não belisca em nada a qualidade dos livros e faço minhas as tuas palavras, uma obra que deve ser lido por todos ;)

    Curiosamente estou a ler o Hobbit neste momentos em leitura conjunta e a escrita é muito mais soft do que apresentada nesta trilogia, estou a gostar imenso e talvez faça com que venha a reler a trilogia, mas não para já :D

    Curioso que Tolkien só escreveu esta trilogia devido aos seus Editores terem insistido com ele devido ao Hobbit e fizeram muito bem :D

    Bjs e uma justa homenagem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu queria ter começado já o "Hobbit" para a leitura conjunta e já fui várias vezes à biblioteca esta semana porque o livro ainda está requisitado e nunca mais entregam --' Já fiz a reserva, agora estou à espera que me contactem... Estou mortinha para o ler!

      Não fazia ideia que o Tolkien só tinha escrito a trilogia "Senhor dos Anéis" por causa do "Hobbit"! Que engraçado! :D

      Eliminar
  2. Olá Mónica,

    Ainda vais muito a tempo de participar, a primeira fase só termina no domingo e não são muitas páginas e tem uma escrita muito mais soft.

    É verdade também só soube à pouco tempo, como um anel perdido algures numa montanha e ao ser descoberto por um determinado hobbit de nome Bilbo veio originar :D

    Bjs e aparece :P

    ResponderEliminar
  3. Adoro Tolkien e o seu mundo mas os livros... Para mim, como disseste, o maior entrave é a escrita. É tão aborrecida! Tenho pena em dizer que foi o primeiro livro que adormeci enquanto lia... Há páginas inteiras dedicadas a descrever como era o caminho e depois as partes que deviam ser mais descritivas são apressadas. Sinceramente não gostei muito do primeiro mas claro que vou ler os restantes, sem dúvida. Quero ler todos os livros de Tolkien ainda que isso me leve anos, mas quero. O mundo dele é que é algo de louvar e eu sou um sucker por world-building (tanto assim que ando a trabalhar no meu há mais de um ano). Mas enfim, o primeiro foi uma desilusão, veremos os restantes.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma obra difícil de ler, também quando li o 1º não estava a espera... Mas depois o world-building conquistou-me ^^ Acho que fazes bem em ler os restantes, o melhor é esperares algum tempo e tentares ler nas férias ou quando tiveres muito tempo livre porque assim não é uma leitura tão exigente e tens mais "espaço" para absorver tudo o que ele (d)escreve :P

      Eliminar