RECENTES

sábado, 2 de fevereiro de 2013

"Até Que a Morte Não Vos Separe" de Lincoln Child [Opinião Literária]


Título: Até Que a Morte Não Vos Separe
Autores: Lincoln Child
Editora: Ulisseia

Sinopse:
Lewis e Lindsay Thorpe eram a imagem do casal perfeito: jovens, atraentes, talhados um para o outro. A perfeição, contudo, esconde por vezes defeitos inesperados. Quando os Thorpe se suicidam em conjunto, soam alarmes na futurista torre de Manhattan que abriga os escritórios da Eden Incorporated, uma agência matrimonial de alta tecnologia, cujos extraordinários sucessos sem e cuja lendária discrição têm suscitado rumores em todo o mundo. É que embora poucos o soubessem, os Thorpe eram muito mais do que um casal modelo: eram o primeiro acasalamento perfeito conseguido pela Eden.
Algum tempo depois, Christopher Lash, um ex-psicólogo forense do FBI, recebe um apelo urgente da Eden para levar a cabo uma investigação rápida – e discreta – sobre aquelas duas mortes.
A situação agrava-se, porém, quando um segundo casal é encontrado morto. Todos os indícios apontam para um novo suicídio duplo E a administração da empresa - e nomeadamente o seu fundador, o genial e misterioso Richard Silver – vê-se obrigada a dar ao investigador um acesso sem precedentes a todos os segredos da Eden. O que ele irá então descobrir é o espantoso labirinto da inteligência artificial, um complexo tecnológico capaz de dar resposta a todas as expectativas dos clientes da empresa. Mas também de correr profundamente mal. E à medida que a investigação se adensa, Lash viverá horas cada vez mais perigosas e desesperadas.

Opinião:
Este é um thriller tecnológico imperdível, que se passa num futuro em que a tecnologia domina o mundo (ainda mais do que na atualidade). A temática principal é a tão polémica inteligência artificial. Neste caso é usada para unir casais perfeitos: os super casais. Mas, tal como é discutido atualmente, será que nos devemos tornar totalmente dependentes de uma máquina para determinar as nossas vidas, o nosso futuro?
A escrita de Lincoln Child é concisa, direta e extremamente viciante. O autor tem uma capacidade brilhante em descrever aspetos científicos complexos de uma forma simples e compreensível, sem se tornar maçador.
A ação está sempre presente, englobando personagens interessantes e dinâmicas, com reviravoltas constantes e surpreendentes. É no fundo uma boa exploração de um tema bastante comum na ficção científica, que não traz propriamente nada de novo mas que traduz uma ideia muito pertinente para a era atual.

2 comentários:

  1. Parece bastante interessante. Um thriller e mistério passado no futuro. Há muito tempo que não lei nada passado no futuro e este parece ser bastante interessante. Vai já para a minha lista de livros a ler :)

    Abraços e boas leituras! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas de thrillers, este autor é muito bom :)
      Se leres depois vou cuscar a tua opinião :P

      Boas leituras! ;)

      Eliminar