RECENTES

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

"O Mar de Ferro" de George R.R. Martin [Opinião Literária]


Título: O Mar de Ferro
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Crónicas de Gelo e Fogo (nº8)

Sinopse:
Quando Euron Greyjoy consegue ser escolhido como rei das Ilhas de Ferro não são só as ilhas que tremem. O Olho de Corvo tem o objectivo declarado de conquistar Westeros. E o seu povo parece acreditar nele. Mas será ele capaz? Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família, e rodeada por um conselho que ela própria considera incapaz, é ainda confrontada com a presença ameaçadora de uma nova corrente militante da Fé. Como se desenvencilhará de um tal enredo? A guerra está prestes a terminar mas as terras fluviais continuam assoladas por bandos de salteadores. Apesar da morte do Jovem Lobo, Correrrio ainda resiste ao poderio dos Lannister, e Jaime parte para conquistar o baluarte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara solenemente a Catelyn Stark não voltar a pegar em armas contra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regicida é um homem sem honra. Ou não será bem assim?

Opinião:
À semelhança do volume anterior, este é um livro com um ritmo lento, mas as intrigas continuam no auge!
Apesar de algumas personagens principais terem sido excluídas neste volume e no anterior, o enredo não se ressente, na medida em que permitiu às personagens já conhecidas um desenvolvimento mais profundo, assim como a revelação de novas personagens tão ou mais interessantes.
Assim, Martin adiciona novas cartas ao baralho nesta guerra de tronos, novas alianças são forjadas e algumas peças esquecidas neste jogo retomam o seu movimento.
Esta é uma obra de fantasia com muito suspense e a adição de novas personagens apenas adiciona ainda mais expectativa para o próximo volume.

5 comentários:

  1. Olá,

    O meu escritor preferido de fantasia, a par de Robert Jordan e Tolkien, claro.

    Penso que o final deste livro já apresentou um ritmo mais forte, gostei em especial por conhecermos melhor os POV da casa das Ilhas de Ferro e claro de Dorne, que sempre foram aliados dos Targarien.

    E depois, mesmo no final, epá adorei a cena do Jaime em relação a Cersei, valeu :D

    Não sei se posso falar muito mais ou não até porque não sei se já leste os seguintes, aquilo que posso dizer é que as 200 páginas finais do Os Reinos do Caos vão valer pelo livro todo, com acontecimentos ao nível do que o escritor nos apresentou na Gloria dos Traidores.

    Teorias ai tanto que este nosso amiguinho nos faz suspirar por várias coisas, Azor Ashai, Último Heroi, as profecias sobre a Danny, enfim tudo a postos para que o Winter is Coming seja um livro brutal, mas não quero comentar muito do que aconteceu pois não sei se já leste os dois seguintes.

    E claro tinha que haver um corvo neste enredo e importante claro está :D

    Bjs e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este George Martin tira-me do sério!!! Devia ser proibido (ou não) escrever livros tão fantásticos! x'D

      Estou contigo, adorei o final Jaime/Cersei!

      Já li "A Dança dos Dragões" mas ainda tenho o "Os Reinos do Caos" na estante, ainda não tive coragem para lhe pegar (sou triste, eu sei)... Mas se as últimas páginas vão estar ao nível do "A Glória dos Traidores" (possivelmente o meu livro favorito da saga) então o meu pobre coração não vai aguentar!! x'D

      Ai quanto às teorias, são a minha componente favorita da saga, é tudo tão subtilmente delineado, mal posso esperar por saber a resolução final! :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  2. Olá Mónica :D,

    Podes contar com isso, a parte final do Reinos do Caos vai ser muito interessante e não temas pelo teu coração por causa do Martin, embora haja ali uma personagem que te vai deixar...hum....completamente.. :D....já sabes é Martin, não torças por ninguem, Jaime que fez o que fez ao meu Bran é uma persoangem que admiro imenso.

    Quanto a teorias, deixei-te um comentário mais esclarecedor no meu blogue caso queiras comentar depois aqui, podemos falar melhor :D

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, já estou a ver que não posso torcer por ninguém, estou mesmo a ver que vou ficar chocada com o final do “Reinos do Caos” --' Eu bem tento não me apegar às personagens, mas fracasso sempre xD

      Já vi o teu comentário no teu blogue, já agora respondo aqui :P
      Quanto à profecia de Azor Ashai, penso que não será Danny (pelo menos não queria que fosse), inclino-me mais para o Jon, com todo o mistério dos seus verdadeiros pais e tal, acho que terá o papel principal (possivelmente junto de Danny) no final da saga…
      Também não acho que seja Bran, penso que o destino de Bran será importantíssimo mas possivelmente mais secundário e não tão evidente, tal como tu dizes: como o Sam no Senhor dos Anéis. E gostei dessa tua referência ao lobo do Bran, realmente o facto de se chamar Verão pode indiciar algo…hmmm… :)

      Eliminar
  3. Ois,

    Pois respondes aqui e fica meio desenquadrado :P

    Vamos ver, depois do que acontece a cada uma dessas personagens *assobio* tenho algumas duvidas, mas acaba lá este livro e depois podemos falar.

    Mas olha que mesmo estando a parte final muito boa ainda faltam fechar certos "ciclos" poucas são as peças do tabuleiro que já estão onde deviam estar e destes 3 apenas Bran já está onde devia estar e pouco mais está no devido lugar....mais não digo ;)

    Bjs

    ResponderEliminar