RECENTES

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

"Assassino de Sombras" de Val McDermid [Opinião Literária]


Título: Assassino de Sombras

Autora: Val McDermid

Editora: Gótica

Sinopse:

Há um assassino à solta, e a forma como mata faz oscilar a fronteira entre a realidade e a ficção. As suas vítimas são autores de romances policiais que transformaram a análise do perfil psicológico dos criminosos na nova vaga dos thrillers dos anos noventa. Mas este assassino é diferente de todos os outros. A sua sede de sangue abala todas as teorias convencionais sobre as motivações e os mecanismos de um assassino em série. E há uma mulher para quem a busca desesperada da sua identidade se transforma numa questão de vida ou de morte. Fiona Cameron é professora universitária de psicologia e utiliza a tecnologia informática para ajudar as forças policias a apanhar criminosos em série. Costumava trabalhar com a Polícia Metropolitana de Londres, mas jurou que nunca mais o faria na sequência de uma investigação que correu profundamente mal por aquela ter decidido ignorar o seu conselho. Ainda traumatizada com a experiência, está a trabalhar num caso em Toledo quando o namorado, o autor de thrillers psicológicos Kit Martin, lhe diz que um dos seus colegas acaba de ser assassinado. Fiona não pode deixar de se sentir interessada. E ainda bem que assim é, porque em breve o assassino ataca outra vez. E depois outra.


Opinião:

Este é um excelente thriller psicológico, para quem aprecia o género. A autora cria um ritmo alucinante e fornece uma perspetiva muito interessante à resolução de um crime: a psicologia do assassino. Não é uma fórmula inovadora, mas McDermid utiliza-a com mestria.

O assassino é sedento de sangue e os seus crimes são macabros e cruéis. Contudo, estes assassínios não são vistos por uma perspetiva clínica e fria; pelo contrário, o leitor sente a injustiça de tamanha barbaridade.

Por sua vez, Fiona é uma excelente personagem principal para um policial. Atormentada e amargurada por uma investigação anterior com um final trágico, embora esteja ausente de culpa, Fiona está relutante em envolver-se nesta perseguição ao assassino. Mas são as suas capacidades incríveis que a tornam singular e indispensável à resolução deste mistério.

A autora cria um enredo que acumula tensão como uma avalanche, arrastando o leitor até ao inquietante desenlace final!


0 comentários: