RECENTES

sábado, 8 de dezembro de 2012

"A Rapariga Que Sonhava Com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo" de Stieg Larsson [Opinião Literária]


Título: A Rapariga Que Sonhava Com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo

Autor: Stieg Larsson

Editora: Oceanos

Coleção: Trilogia Millennium (nº2)

Sinopse:

Depois de uma longa estada no estrangeiro, Lisbeth Salander regressa à Suécia, cede o pequeno apartamento onde vivia à sua amiga Miriam Wu, e instala-se luxuosamente numa zona nobre da cidade. Pela primeira vez na vida é economicamente independente, mas cedo percebe que o dinheiro não é tudo: não tem amigos nem família e está só. Mikael Blomkvist, que tentara contactar Lisbeth Salander durante meses, sem sucesso, desiste e concentra-se no trabalho. À Millenium chegou material para uma notícia explosiva: o jornalista Dag Svensson e a sua companheira Mia Johansson entregam na editora dois documentos que provam o envolvimento de personalidades importantes numa rede de tráfico de mulheres para exploração sexual. Quando Dag e Mia são brutalmente assassinados, todos os indícios recolhidos no local do crime apontam um suspeito: Lisbeth Salander. O seu passado sombrio e pouco convencional não abona a favor da sua imagem e a polícia move-lhe uma implacável perseguição. Lisbeth Salander, que está disposta a romper de vez com o passado e a punir aqueles que a prejudicaram, tem agora de provar a sua inocência e só uma pessoa parece disposta a ajudá-la: Mikael Blomkvist que, apesar de todas as evidências, se recusa a acreditar na sua culpabilidade.

Opinião:

Para quem se tornou fã desta saga no primeiro volume, como foi o meu caso, o primeiro terço deste livro poderá ser uma desilusão. Pelo seu ritmo algo lento e uma narrativa excessivamente descritiva, com algumas características dissonantes relativamente à personagem de Lisbeth, o início desta leitura poderá deixar o leitor algo desconfiado.

No entanto, devo dizer que os restantes dois terços desta obra compensam este malogrado início. Stieg Larsson volta a impressionar pelo enredo meticulosamente construído, pelo desenvolvimento de um tema polémico, neste caso o tráfico de mulheres, e pelas reviravoltas surpreendentes.

Mais uma vez, Lisbeth Salander é uma personagem magnífica, que facilmente se destaca pela sua singularidade. Neste volume o autor dá-nos uma luz acerca dos acontecimentos no passado de Lisbeth que potenciaram a sua dificuldade em confiar nos outros. Assim, o leitor tem acesso às motivações desta personagem, sendo fácil criar uma empatia instantânea com ela.

Por sua vez, Mikael Blomkvist foi uma surpresa neste livro, a sua lealdade para com Lisbeth é realmente tocante. A amizade entre ambos é um dos aspetos favoritos nesta saga, pelo menos para mim.

Por fim, com o seu ritmo alucinante, torna-se impossível pousar este livro e até mesmo resistir de ler o volume seguinte!


0 comentários: