RECENTES

domingo, 9 de dezembro de 2012

"A Catedral do Mar" de Ildefonso Falcones [Opinião Literária]


Título: A Catedral do Mar
Autora: Ildefonso Falcones
Editora: Bertrand Editora

Sinopse:
Século XIV. A cidade de Barcelona vive a sua época de maior prosperidade; cresceu em direcção a Ribera, o bairro dos pescadores, cujos habitantes decidem construir, com o dinheiro de uns e o esforço de outros, o maior templo mariano jamais visto: Santa María de la Mar.
Paralelamente a esta construção desenrolam-se as atribulações de Arnau, um servo da gleba que foge dos abusos do senhor feudal e se refugia em Barcelona, como homem livre.
O jovem Arnau trabalha como palafreneiro, estivador, soldado e cambista. Uma vida extenuante, sempre amparada na Catedral do Mar, que o transporta da miséria à riqueza. A posição privilegiada que alcança desencadeia a inveja dos seus pares, que urdem uma sórdida conjura que o coloca nas mãos da Inquisição...

Opinião:
Este é um romance histórico brilhante, excelente para quem aprecia uma boa caracterização histórica. A reconstituição da cidade de Barcelona no século XIV está magnificamente construída. Assim, esta cidade ganha vida perante os nossos olhos, tornando-se impossível não nos embrenharmos totalmente na narrativa.
A estória centra-se em Arnau Estanyol, uma personagem cativante e uma excelente escolha para protagonista. Assistimos ao seu crescimento e evolução, passando por todas as suas peripécias financeiras e amorosas. Contudo, a sua estória tem sempre um denominador comum: a construção da Catedral de Santa María de la Mar. Esta é uma premissa muito semelhante à obra Os Pilares da Terra, de Ken Follett, mas a abordagem do autor acaba por ser bastante diferente. Enquanto que na obra de Follett a construção da catedral é o ponto principal da narrativa; na vida de Arnau esta catedral serve como uma lembrança do seu passado e uma ligação à única figura materna que conheceu – a Virgem Maria.
A pesquisa histórica realizada por Falcones é bastante notória, na medida em que o leitor facilmente tem acesso a explicações acerca do contexto da época. Porém, por vezes este conjunto de informações são um pouco fastidiosas, tornando a leitura mais lenta e aborrecida. Apesar disso, a escrita de Falcones é cuidada, envolvente e interessante na maior parte do tempo.
Em suma, foi uma leitura muito interessante, uma vez que abordou alguns temas que aprecio, como a Inquisição e o fanatismo religioso da época, mas cujo enredo por vezes desiludiu um pouco. No entanto, recomendo vivamente a sua leitura para quem aprecia romances históricos.

0 comentários: