RECENTES

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

"A Casa Torta" de Agatha Christie [Opinião Literária]


Título: A Casa Torta
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº6)

Sinopse:
A numerosa família Leonides vive numa estranha mansão nos subúrbios de Londres, sob o olhar protector, e um tanto controlador, do patriarca Aristide Leonides. Quando o velho milionário é assassinado, deixa para trás uma longa lista de suspeitos, encabeçada pela própria viúva, cinquenta anos mais nova do que ele.
Com o apoio de Sophia, neta do falecido e sua noiva Charles Hayward envolve-se no quotidiano doméstico, decidido que está a apurar a verdade a todo o custo. Ainda que o círculo de suspeitos esteja circunscrito ao universo familiar, o jovem acaba por ter de se confrontar com uma conclusão surpreendente. Afinal, nem o próprio assassino contava com o que viria a acontecer…

Opinião:
Desta vez o leitor não encontrará Poirot ou Miss Marple, tão adorados e estimados. No seu lugar surge um investigador amador, Charles Hayward que decide determinar quem causou a morte do avô da sua noiva. A estória é contada na primeira pessoa por Charles, permitindo uma visão intimista do quotidiano da família Leonides.  
A estória assume os moldes habituais das obras de Christie: um leque de suspeitos limitado (neste caso a família Leonides), com reviravoltas que levam o leitor a alternar de suspeitos constantemente. Contudo, Christie usa esta fórmula como mais ninguém. Com uma escrita fluida e concisa, vai debitando pistas ao longo da ação, mas ainda assim o desenlace é completamente inesperado!
A revelação do assassino é brutal e surpreendente, creio que esta resolução final seria impensável para qualquer leitor. Mas este é o segredo de Agatha Christie e o que a torna a Rainha do crime!

2 comentários:

  1. Adoro todos os livros da Agatha Christie, mas os do Poirot são os meus preferidos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ADORO Agatha Christie e, apesar de continuar a afirmar que a Miss Marple é a minha "detetive" favorita nas estórias, os livros com o Poirot acabam por ser os que estão no início do meu top de favoritos --' xD

      Eliminar