RECENTES

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

"Os Homens Que Odeiam as Mulheres" de Stieg Larsson [Opinião Literária]


Título: Os Homens Que Odeiam as Mulheres

Autor: Stieg Larsson

Editora: Oceanos

Coleção: Trilogia Millennium (nº1)

Sinopse:

O jornalista de economia Mikael Blomkvist precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro Hans-Erik Wennerstöm e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millenium. Na mesma altura, recebe uma missão invulgar. Henrik Vanger, em tempos um dos mais importantes industriais do país, quer que Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu com a sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer. Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem Lisbeth Salander. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de excepção. Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar.

Opinião:

Este é o policial perfeito: um mistério tenebroso, personagens convincentes e um enredo poderoso e empolgante. Stieg Larsson, com a sua escrita fluída consegue absorver o leitor para uma estória familiar de crime e violência. Juntos, Mikael e Lisbeth tentam desvendar um mistério antigo e aparentemente insolúvel. Porém, quase parece que o leitor faz parte desta investigação, devido à proximidade que o autor cria com as suas palavras.

O próprio enredo é extremamente viciante. Com um ritmo lento mas de uma forma bem desenvolvida, descrições detalhadas mas interessantes, torna-se impossível colocar este livro de lado. A resolução final é surpreendente e bem fundamentada, confirmando as altas expectativas facilmente desenvolvidas durante a leitura.

A personagem que se destaca é indubitavelmente Lisbeth Salander. Esta é uma personagem sublime: fruto de um passado problemático, possui uma personalidade obscura e profundamente anti-social. Contudo, é inteligente, perspicaz e brilhante no domínio informático, principalmente quando utiliza meios pouco ortodoxos para atingir os seus objetivos.  

Em suma, este é uma obra imperdível, que recomendo vivamente. Na verdade, é uma infelicidade que o autor tenha falecido antes de poder assistir ao êxito – e bem merecido – que esta obra atingiu.
 
 

0 comentários: