RECENTES

terça-feira, 27 de novembro de 2012

"O Medo do Homem Sábio" (Parte I e II) de Patrick Rothfuss [Opinião Literária]

 


Título: O Medo do Homem Sábio (Parte I e Parte II)

Autor: Patrick Rothfuss

Editora: Edições Asa

Coleção: A Crónica do Regicida (nº2+3 – ou 2 no original)

Sinopse:

Agora em O Medo do Homem Sábio, Dia Dois das Crónicas do Regicida, uma rivalidade crescente com um membro da nobreza força Kvothe a deixar a Universidade e a procurar a fortuna longe. À deriva, sem um tostão e sozinho, viaja para Vintas, onde, rapidamente se vê enredado nas intrigas políticas da corte. Enquanto tenta cair nas boas graças de um poderoso Nobre, Kvothe descobre uma tentativa de assassínio, entra em confronto com um Arcanista rival e lidera um grupo de mercenários, nas terras selvagens, para tentar descobrir quem ou o quê está a eliminar os viajantes na estrada do Rei.
Ao mesmo tempo, Kvothe procura respostas, na tentativa de descobrir a verdade sobre os misteriosos Amyr, os Chandrian e a morte da sua família. Ao longo do caminho Kvothe é levado a julgamento pelos lendários mercenários Adem, é forçado a defender a honra dos Edema Ruh e viaja até ao reino de Fae. Lá encontra Felurian, a mulher fae a que nenhum homem consegue resistir, e a quem nenhum homem sobreviveu… até aparecer Kvothe.
Em O Medo do Homem Sábio, Kvothe dá os primeiros passos no caminho do herói e aprende o quão difícil a vida pode ser quando um homem se torna uma lenda viva.

Opinião:

Para oferecer uma opinião mais completa tomei a decisão de abordar neste tópico ambos os volumes que correspondem à segunda parte desta trilogia. Porquê? Simplesmente porque não faria sentido separar duas estórias que obviamente se complementam e também porque os li um a seguir ao outro. O que basicamente significa que esta é uma estória magnífica e difícil de largar, mas já chegarei a esse ponto.

O herói Kvothe continua a narração das suas crónicas, descrevendo a continuação da sua estadia na Universidade e o que acontece quando se afasta desta. Por conseguinte, estes volumes abordam as inúmeras aventuras e desventuras de Kvothe, uma personagem complexa e profundamente carismática.

Porém, nesta estória ganham destaque novas personagens e novas culturas. Entre estas dou relevo às personagens femininas na vida de Kvothe que, com características muito diferentes são todas fascinantes. É sempre agradável ler uma estória que, apesar de assentar sobre uma personagem principal masculina, não descura a necessidade de personagens femininas palpáveis, fortes e com que uma leitora facilmente se possa identificar. Outra novidade muito interessante neste volume é a introdução da cultura dos Adem, devido à sua organização social muito própria.

A escrita de Rothfuss continua sublime, envolvente mas com uma simplicidade que transporta facilmente o leitor para o mundo que está a ser descrito. Mais uma vez friso: esta é uma saga que facilmente se tornará épica.


0 comentários: