RECENTES

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

"Gente Vazia" de Brian Keaney [Opinião Literária]


Título: Gente Vazia

Autor: Brian Keaney

Editora: Gailivro

Coleção: As Promessas do Dr. Sigmundus (nº1)

Sinopse:

Na ilha de Tranagar, existe um asilo onde poderás ser enclausurado por sonhar. Dante é o moço de cozinha que leva as refeições aos pacientes. Bea é a privilegiada filha de um casal de médicos. Quando um novo e perigoso paciente chega ao asilo, as suas vidas irão cruzar-se… Quem é Ezekiel Semiramis? O que é que ele sabe sobre a mãe de Dante e sobre a cidade em ruínas com a qual Bea sonha permanentemente? Dante e Bea lançam-se na descoberta da verdade e acabam por ser confrontados com um mal terrível.

Opinião:

Este é um livro que entretém, não é propriamente marcante mas proporcionará ao leitor uns momentos agradáveis de leitura.

A estória não aspira a nada de novo na literatura, mas o conceito de uma sociedade em que sonhar é proibido é bastante aliciante. Contudo, esta parte poderia ter sido mais desenvolvida. Na verdade, este primeiro volume carece de algumas explicações sobre o mundo em que a estória se desenrola.

As personagens, apesar de por vezes um pouco unidimensionais, acabam por se tornar envolventes. Porém, o aspeto mais interessante desta obra é a noção de que a realidade pode ser apenas uma ilusão e que, se atravessarmos esse tecido que julgamos real, aguarda-nos um mundo totalmente diferente.

O aspeto mais negativo deste livro não assenta na estória ou no autor, mas sim na edição: durante a leitura encontram-se inúmeras palavras que faltam para que a frase faça o mínimo de sentido. A editora deveria ter um pouco mais de consideração neste aspeto, uma vez que, pelo menos para mim, este tipo de falhas é uma grande desmotivação para ler.

No fundo, esta é uma leitura fácil, com um final obscuro e que deixa o leitor empolgado para ler o próximo volume.


0 comentários: