RECENTES

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

"A Vida Num Sopro" de José Rodrigues dos Santos [Opinião Literária]



Título: A Vida Num Sopro
Autor: José Rodrigues dos Santos
Editora: Gradiva

Sinopse:
Portugal, anos 30. Salazar acabou de ascender ao poder e, com mão de ferro, vai impondo a ordem no país. Portugal muda de vida. As contas públicas são equilibradas, Beatriz Costa anima o Parque Mayer, a PVDE cala a oposição.
Luís é um estudante idealista que se cruza no liceu de Bragança com os olhos cor de mel de Amélia. O amor entre os dois vai, porém, ser duramente posto à prova por três acontecimentos que os ultrapassam: a oposição da mãe da rapariga, um assassinato inesperado e a guerra civil de Espanha.
Através da história de uma paixão que desafia os valores tradicionais do Portugal conservador, este fascinante romance transporta-nos ao fogo dos anos em que se forjou o Estado Novo.
 
Opinião:
A Vida Num Sopro é um excelente romance histórico, capaz de envolver perfeitamente o leitor na época que retrata. A narrativa prima pela utilização de expressões típicas daqueles tempos e locais, e pela ênfase, embora por vezes algo excessiva, dada às descrições do ambiente e dos acontecimentos.
Mas a melhor componente é sem dúvida a relação entre Luís e Amélia, um amor pautado pela desgraça e pela infabilidade do destino, uma inocência perdida pela crueldade da vida.
Na verdade, esta não é uma estória sobre o Estado Novo ou a guerra civil de Espanha. Sim, é um romance que aborda a guerra, mas esta é o pano de fundo para a temática principal: a vida, as muitas voltas que ela dá e o quão trágica e imprevisível pode ser.
José Rodrigues dos Santos possui uma escrita fluída e envolvente, tornando-se difícil pousar este livro. É de facto um livro que se lê…num sopro!

0 comentários: