RECENTES

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

"A Tormenta de Espadas" de George R.R. Martin [Opinião Literária]

 

Título: A Tormenta de Espadas
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Crónicas de Gelo e Fogo (nº5)

Sinopse:
Os Sete Reinos estremecem quando os temíveis selvagens do lado de lá da Muralha se aproximam, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas. Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, encontra-se entre eles, debatendo-se com a sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar. Todo o território continua a ferro e fogo. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será ele capaz de vencer as mais subtis, que não se travam pela espada? A sua irmã Arya continua em fuga e procura chegar a Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam. Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra, e Sansa, livre do compromisso com o rapaz cruel que ocupa o Trono de Ferro, tem de lidar com as consequências de ser segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon se julgam mortos. No Leste, Daenerys Targaryen navega na direcção das terras da sua infância, mas antes terá de aportar às cidades dos esclavagistas, que despreza. Mas a menina indefesa transformou-se numa mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar numa conquistadora impiedosa?

Opinião:
Neste livro o leitor continua a seguir as vidas de personagens que já conhece bem, mas também surgem novos pontos de vista. De igual modo, algumas personagens que perderam o interesso nos livros anteriores surgem a uma nova luz – mais fortes e mais interventivas.
Mais uma vez, friso que o ponto forte desta saga são as suas personagens. Mais do que nunca neste livro as suas intenções não são a preto e branco, não existem heróis ou vilões definidos. Todos são humanos, com os seus defeitos, medos e fragilidades, o que permite ao leitor identificar-se com qualquer um deles. Na verdade, a maior parte apenas quer o melhor para si e para os que amam. E afinal, quem não se consegue identificar com isto?
Esta é a saga perfeita não somente para quem ama o género Fantástico, mas também para os aficionados pela política e guerra. Neste volume novas alianças são formadas, outras são desfeitas e as vidas de cada personagem se cruzam numa teia complexa de intrigas e conspirações.
Apesar de apenas constituir metade do livro original em inglês, não existe um momento morto nesta estória, o que reforça as grandes expectativas para o volume seguinte.

2 comentários:

  1. Aqui tens um passatempo que acho que vais gostar: http://refemdasletras.blogspot.pt/2013/03/passatempo-autor-vs-autor-1-george-r-r_25.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha visto esse passatempo! Estou a arranjar tempo para preparar o meu textinho ^^ Obrigado na mesma por me avisares! :)

      Eliminar