RECENTES

domingo, 28 de outubro de 2012

"A Guerra dos Tronos" de George R.R. Martin [Opinião Literária]




Título: A Guerra dos Tronos
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Crónicas de Gelo e Fogo (nº1)

Sinopse:
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo. Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar.

Opinião:
Este foi o livro que me introduziu ao maravilhoso mundo do género Fantástico/Fantasia. Muito antes da sua adaptação ao pequeno ecrã – e diga-se de passagem com bastante sucesso – esta saga tornou-se um vício, interromper a sua leitura nem que seja por 5 minutos garanto que é um verdadeiro sacrifício!
Na verdade, para um livro do género Fantástico é surpreendente o facto de não incidir tanto neste tipo de conteúdo. Martin foca-se, de uma forma bastante inteligente, nas intrigas e manipulações do reino de Westeros. A busca sem escrúpulos pelo poder é a principal temática de toda a saga. A escrita de Martin é adulta, irreverente e magistral, construindo um mundo de fantasia perfeitamente credível. As próprias descrições deste mundo são, simplesmente, fabulosas. 
Contudo, o aspeto que destaco desta obra é a riqueza das personagens. O seu número elevado e a complexidade das relações entre elas pode intimidar um pouco o leitor mas uma breve consulta aos anexos do livro facilitam esta compreensão. Cada capítulo detém o ponto de vista de uma personagem diferente, sendo extremamente agradável poder adquirir perspetivas distintas acerca da ação que se desenrola. As personagens são completas e bem desenvolvidas, mas sem o típico estereótipo do herói e do vilão. Nada nesta estória é a preto e branco, os acontecimentos estão todos encadeados e as conspirações inerentes são verdadeiramente arrepiantes. 
O final é surpreendente e emocional, provocando uma ânsia no leitor para desvendar o futuro de diversas personagens. Esta é uma saga contagiante e imperdível: sem dúvida uma leitura obrigatória!



2 comentários: