RECENTES

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

"A Estirpe" de Guillermo del Toro & Chuck Hogan [Opinião Literária]


Título: A Estirpe
Autores: Guillermo del Toro & Chuck Hogan
Editora: Objectiva
Coleção: Trilogia A Estirpe (nº1)

Sinopse:
Um Boeing 777 proveniente de Berlim aterra no aeroporto JFK e, de repente, para na pista. As janelas estão fechadas. As luzes estão apagadas. Ninguém responde às chamadas da torre de controlo. Nenhum passageiro atende o telemóvel. Parece que o avião deixou de existir… O que os investigadores encontram lá dentro gela-lhes o sangue.
O que ao princípio parece apenas um vírus altamente contagioso revela-se uma ameaça aterradora. Os vampiros estão de volta e estão sedentos de sangue. A epidemia vampírica propaga-se a uma velocidade vertiginosa e, ao cabo de poucos dias, invade toda a ilha de Manhattan. Mas isto é apenas o começo. Porque existe um plano sinistro para conquistar rapidamente todo o planeta.
 
Opinião:
Vampiros? Este é um conceito recorrente na literatura, poder-se-á até dizer fastidioso na sua vulgaridade. Mas esta obra traz uma visão fresca, inovadora e original do tema. Del Toro e Hogan assumem uma perspetiva muito mais realista ao associarem o vampirismo a uma infeção viral e, consequentemente, a uma ameaça biológica para a humanidade.
Apesar da elevada quantidade de personagens e da alternância entre passado e presente ao longo do texto, a escrita é fluída e fácil de acompanhar. Porém, a melhor componente deste livro é a sua narrativa cinematográfica que proporciona ao leitor verdadeiros momentos de terror!
É nesta obra que os vampiros retornam à sua verdadeira essência: sombrios, intensos, aterrorizadores. Mais do que um thriller repleto de adrenalina, esta é uma estória de terror, na verdadeira aceção da palavra.
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aqui está a minha sugestão de uma leitura aterrorizadora para as celebrações de hoje! Feliz Halloween!

0 comentários: