RECENTES

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

"Terra Sombria" de Alyson Nöel [Opinião Literária]




Título: Terra Sombria
Autora: Alyson Noël
Editora: Gailivro
Coleção: Os Imortais (nº3)






Sinopse:

Ever e Damen caminharam juntos por incontáveis vidas passadas e lutaram contra os inimigos mais sombrios do mundo para ficarem lado a lado para sempre. Mas, quando o tão aguardado destino parece estar finalmente ao seu alcance, uma poderosa maldição abate-se sobre Damen… uma maldição que poderá destruir tudo. Agora, um simples toque das suas mãos ou um suave roçar dos lábios de Ever poderá significar a morte súbita – arrastando Damen para a Terra Sombria. Desesperada por quebrar a maldição e salvar Damen, Ever mergulha na magia e encontra uma ajuda inesperada, um surfista chamado Jude.

Apesar de ela e Jude se terem conhecido há pouco tempo, ele parece-lhe estranhamente familiar. E mesmo que ferozmente leal a Damen, Ever sente-se atraída por Jude, um rapaz bronzeado, de olhos verdes, com poderes mágicos e um passado misterioso. Ever sempre acreditou que Damen seria a sua alma gémea e o seu verdadeiro amor – e ainda acredita que seja verdade. Mas, à medida que Damen se afasta para os salvar, a ligação de Ever com Jude intensifica-se, testando o seu amor por Damen como nunca antes tinha acontecido...

Opinião:

A minha opinião geral deste livro: foi uma grande perda de tempo. O enredo quando espremido resume-se a nada, basicamente. Ou pelo menos, a uma simples estória sobre um amor proibido mas sem grande romance ou drama que o sustente. E para cimentar ainda mais o meu desgosto, a autora cai no cliché de adicionar um triângulo amoroso.

Os protagonistas estagnaram: Ever torna-se irritante, infantil e inútil, enquanto Damen parece muito mais apagado e pouco marcante do que o habitual. Em vez de se focarem na procura do antídoto para dissolver a maldição que tanto os preocupou no volume anterior, a autora atira-nos com uma estória paralela sobre uma ligação amorosa de Ever numa das suas vidas anteriores. Jude, supostamente o novo interesse amoroso, é bastante desinteressante e a conexão entre ambos é inexistente.

O próprio vilão, Roman, perde algumas das suas melhores qualidades. Senti falta do seu sarcasmo, da sua inteligência feroz e da aura de mistério que emanava nos volumes prévios. Ava e Miles têm, infelizmente, pouco destaque ao longo da estória, em detrimento de Haven, que, na minha opinião, é dispensável.

Relativamente às restantes personagens secundárias, apenas as gémeas Romy e Rayne trazem alguma vida à estória com as suas peculiaridades e humor negro. O arco romântico entre a tia de Ever, Sabine, e o seu professor Munoz é outro aspeto interessante e que merecia maior destaque.

O desfecho final é intenso mas apressado, no qual o carácter irrefletido e impulsivo de Ever toma as rédeas de novo e tudo culmina numa gigantesca confusão que, como é óbvio, terá de ser resolvida no próximo volume.

A minha desilusão com esta saga é clara e tenho pena que a autora tenha decidido enveredar por este caminho tão previsível e desnecessário. Contudo, pretendo dar-lhe mais uma oportunidade e possivelmente ler o próximo volume, contando pelo menos com um enredo mais sólido do que este.

2 comentários:

  1. Li o orimeiro e gostei, mas o segundo nao rolou ai desisti da serie... Uma pena :/
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fizeste bem porque o terceiro também não melhorou...

      Eliminar