RECENTES

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

"Segredos de Paris" de Luanne Rice [Opinião Literária]


Título: Segredos de Paris
Autora: Luanne Rice
Editora: Quinta Essência

Sinopse:
Uma história sobre a amizade, o amor e a traição…
Lydie McBride sempre viveu a vida ao máximo. Mas quando uma tragédia impensável atinge a sua família tudo aquilo em que acredita se estilhaça. Michael, o seu marido arquiteto, vê a paixão desaparecer dos olhos de Lydie e do seu casamento, e espera que uma temporada de trabalho em Paris os ajude a regenerar o amor que noutros tempos parecera inatacável. Mas a Cidade das Luzes contem segredos e seduções para ambos. Enquanto Michael se dedica ao seu projeto de design no Louvre — e cai na esfera de ação de uma francesa misteriosa, sedutora —, Lydie encontra inspiração para o seu trabalho como designer de ambientes e enceta uma amizade com duas mulheres muitíssimo diferentes que a irão tornar capaz de encontrar uma nova vida. Haverá lugar para o homem com quem sempre quis partilhar essa vida… se conseguir voltar a encontrá-lo?
Eles pensaram que mudar-se para Paris um ano iria ajudá-los… mas deparam com novos e surpreendentes desafios. Irá o seu amor renascer ou seguirá cada um o seu caminho?

Opinião:
Luanne Rice tem uma escrita poderosa e assertiva, constrói estórias plausíveis mas encantadoras que cativam até à última página. Este romance foi a exceção. Na verdade, considero esta obra bastante insípida e nada apaixonante. A própria sinopse acaba por superar o enredo, o que não é de facto um bom presságio.
A caracterização do cenário envolvente, normalmente um ponto forte da autora, não me convenceu. O ambiente de Paris não foi espelhado da melhor forma, tornou-se um fundo pobre para uma estória que tinha um excelente potencial. Na verdade, a autenticidade da relação afetiva entre Lydie e Michael é o ponto de partida ideal para esta obra. O seu afastamento emocional é credível e, infelizmente, bastante realista. Contudo, ambas as personagens não possuem carisma suficiente para cativar o leitor, o que me deixou honestamente desinteressada no desenlace da sua relação.
A suposta paixão de Michael pela sua amante foi demasiado superficial e a amizade de Lydie e Patrice carece a intensidade e a empatia esperada entre duas compatriotas com necessidade de convívio e partilha. Mesmo a temática da imigração ilegal da empregada Kelly parece não se encaixar no resto do enredo, parecendo uma adição um pouco forçada.
O único ponto positivo que retiro desta obra é que, através das dificuldades, Lydie reencontra-se a si própria e redefine o seu futuro. Sem dúvida um excelente lema para encarar a vida mas que não consegue salvar este romance. 

0 comentários: