RECENTES

domingo, 18 de novembro de 2012

"O Nome do Vento" de Patrick Rothfuss [Opinião Literária]



Título: O Nome do Vento

Autor: Patrick Rothfuss

Editora: Gailivro

Coleção: A Crónica do Regicida (nº1)

Sinopse:

«Chamo-me Kvothe. Resgatei princesas dos túmulos de reis adormecidos, incendiei Trebon. Passei a noite com Felurian e parti com a sanidade e com a vida. Fui expulso da Universidade na idade em que a maioria dos alunos é admitida. Percorri caminhos ao luar que outros receiam nomear durante o dia. Conversei com deuses, amei mulheres e compus canções que fazem chorar os trovadores. É possível que me conheçam.»
Assim se inicia uma história sem igual na literatura fantástica, a história de um herói contada pela sua própria voz. É uma história de mágoa, uma história de sobrevivência, a história de um homem que busca o sentido do seu universo e de como essa busca e a vontade indomável que a motivou, fizeram nascer uma lenda.

Opinião:

Esta é uma obra que abala os próprios alicerces da Fantasia, simplesmente única e incomparável. Contada a partir da perspetiva de Kvothe, quando o Cronista decide compilar a sua estória, o leitor percorre a sua vida numa narrativa fluída e estimulante. Desde a sua infância numa trupe nómada até ao seu ingresso na Universidade - a maior escola de magia dos Quatro Cantos da Civilização -, este volume relata o início da ascensão de Kvothe ao estatuto de lenda.

Contudo, Kvothe não representa o estereótipo do herói; é uma personagem real, com os seus medos e ambições, palpável e multifacetada: é ladrão, bardo, mágico, assassino, amigo, vingativo e, apesar de tudo, heroico. Na verdade, apesar do mito que o rodeia, o adulto Kvothe, que vislumbramos nalguns capítulos deste volume, é um homem simples, que apenas quer viver a sua vida e esquecer as suas origens. Assim, o autor explora a criação de uma lenda, examinado a relação entre o mito e a verdade subjacente, isto é, o que reside de facto no coração das estórias.

Em suma, esta é uma estória incrível, narrada com mestria e uma excelente introdução a um mundo mágico e surpreendente, que certamente culminará numa saga de proporções épicas.



0 comentários: