RECENTES

domingo, 25 de novembro de 2012

"Ensaio Sobre a Cegueira" de José Saramago [Opinião Literária]

 

Título: Ensaio Sobre a Cegueira

Autor: José Saramago

Editora: Caminho

Sinopse:
Um homem fica cego, inexplicavelmente, quando se encontra no seu carro no meio do trânsito. A cegueira alastra como “um rastilho de pólvora”. Uma cegueira colectiva. Personagens sem nome. Um mundo com as contradições da espécie humana. Não se situa em nenhum tempo específico. É um tempo que pode ser ontem, hoje ou amanhã. As ideias a virem ao de cima, sempre na escrita de Saramago. A alegoria. O poder da palavra a abrir os olhos, face ao risco de uma situação terminal generalizada. A arte da escrita ao serviço da preocupação cívica.

Opinião:
Na minha opinião, ainda existem demasiadas ideias preconcebidas relativamente às obras de Saramago, incluindo Ensaio sobre a Cegueira. Sim, é uma leitura complexa e nada fácil. Sim, apresenta um estilo peculiar de escrita. Sim, Saramago não se poupa a descrições repugnantes. Mas é isto que torna esta obra tão especial, porque retrata verdadeiramente e sem pudor uma sociedade de cegos em que prima a luta pela sobrevivência, a lei do mais forte, a insensibilidade humana.
A narrativa é na maior parte do tempo aflitiva, angustiante, leva o leitor a desesperar perante as dificuldades sofridas pelas personagens e tudo aquilo que a humanidade é capaz nos seus piores momentos. Personagens estas sem nome, sem país de origem, sem uma referência ao tempo, porque esta é uma alegoria da sociedade mundial em geral, que vive das aparências e dos preconceitos, rejeitando qualquer vislumbre do que está para além da superfície. É esta a moral da estória: vivemos num mundo em que, apesar de não estarmos cegos, só vemos o que nos convém.
Por conseguinte, Saramago foca a importância de “ver” com “olhos de ver”, de ignorar as aparências e atentar ao interior do ser humano. Este é, portanto, um livro não apenas para ler mas principalmente para refletir!
 

0 comentários: