RECENTES

sexta-feira, 12 de julho de 2013

"Os Céus de Montana" de Nora Roberts [Opinião Literária]

Título: Os Céus de Montana
Autora: Nora Roberts
Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]

Sinopse:
Quando Jack Mercy morreu deixou um rancho no valor de muitos milhões de dólares. Agora, as suas três filhas - cada uma nascida no seio de um casamento diferente e sem ligação com as irmãs - reúnem-se para ouvirem a leitura do testamento. Mas as jovens ficam chocadas ao descobrirem que, antes de qualquer uma delas poder herdar a sua parte, terão de viver em conjunto no rancho durante um ano. Será isso possível sendo irmãs...mas completamente estranhas? Cedo vão ter de descobrir, pois ao herdarem o rancho também herdaram um antigo inimigo. E se o azedume e as feridas antigas as dividirem, serão destruídas sem piedade.

Opinião:
Nesta obra Nora Roberts apresenta não um, mas três romances poderosos e encantadores, acompanhados por um toque de suspense e um drama familiar rico e intrigante.
As três protagonistas – três irmãs com personalidades bem distintas e praticamente desconhecidas umas para as outras – são forçadas a conviverem e lidarem com as sombras do passado que ameaçam destruir a felicidade que construíram. Willa é determinada, com atitudes por vezes grosseiras e uma personalidade difícil de lidar. Apenas se preocupa com o seu rancho mas perante as dificuldades abre o seu coração à sua nova família e ao amor. Tess, por sua vez, é uma guionista em Hollywood, uma mulher elegante, moderna e um pouco fútil mas que aprende que o melhor da vida se encontra no que por vezes nos parece insignificante. E, por último, Lily: uma mulher doce com uma personalidade passiva e vítima de violência doméstica, que encontra em Montana um refúgio e finalmente adquire a força e determinação que sempre lhe faltaram. Todas estas mulheres florescem ao longo da estória, na companhia de três magníficos homens capazes de ver para além das barreiras emocionais que as três irmãs levantam para se protegerem.
Por conseguinte, temos três relações distintas, com ritmos diferentes, mas com igual encanto. Honestamente, não consigo eleger o meu par romântico favorito neste livro, simplesmente porque são os três tão adoráveis! No entanto, gostaria que tivessem sido mostrados mais momentos especiais de cada casal, mas em apenas um livro acaba por ser impossível dar tanto destaque a tantas personagens.
Quanto à narrativa, Nora Roberts prova ser mestre em manter o suspense até à última página. Adorei o facto de serem dois vilões a trabalharem paralelamente, ocultos pelos atos um do outro.
De igual modo, fiquei completamente arrebatada pelas descrições exímias dos cenários de Montana e pela explicação do trabalho numa quinta de criação de gado. O leitor é imerso neste mundo e é difícil resistir à vontade de largar tudo e tentar encontrar um lugar como este! Esta é sem dúvida uma das mais belas estórias criadas pela autora, que permanecerá na minha mente por muito, muito tempo…

2 comentários:

  1. Já ando para comprar este livro há tanto tempo, mas não sabia se valeria a pena ou não. A sinopse chamava-me mas tinha medo que fosse um daqueles livros médios que são muitas vezes os livros solitários da Nora Roberts. Mas perante esta opinião acho que já não tenho medo :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei taaaaaanto :)
      Adorava tê-lo na estante para poder relê-lo sempre que me apetecesse :/
      Espero é que não seja uma desilusão para ti :P

      Beijinhos*

      Eliminar