RECENTES

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"O Festim dos Corvos" de George R.R. Martin [Opinião Literária]

 

Título: O Festim dos Corvos
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Crónicas de Gelo e Fogo (nº7)

Sinopse:
Continuando a saga mais ambiciosa e imaginativa desde O Senhor dos Anéis, As Crónicas de Gelo e Fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores. Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo…

Opinião:
Este volume representa fundamentalmente o rescaldo dos eventos chocantes do livro anterior. Com as suas reviravoltas e surpresas macabras, “A Glória dos Traidores” desencadeou uma mudança drástica no destino de todas as personagens. Por conseguinte, neste livro inicia-se uma nova era para esta saga.
A ação desenvolve-se a um ritmo substancialmente mais lento, mas sobretudo porque faz o ponto de situação após os tumultos da obra anterior. Nesta obra Martin proporciona ao leitor novas personagens, novos lugares e novas intrigas. Mais ainda, os Sete Reinos são explorados com maior profundidade, assim como a sua história.
Este é sem sombra de dúvida um livro mais parado, mas que surpreende com a sua frescura e inovação, algo de louvar numa saga com tantos volumes.

0 comentários: