RECENTES

sábado, 29 de dezembro de 2012

"O Código da Vinci" de Dan Brown [Opinião Literária]

 

Título: O Código da Vinci
Autores: Dan Brown
Editora: Bertrand Editora
Coleção: Série Robert Langdon (nº2)
Sinopse:
Robert Langdon, conceituado simbologista, está em Paris para fazer uma palestra quando recebe uma notícia inesperada: o velho curador do Louvre foi encontrado morto no museu, e um código indecifrável encontrado junto ao cadáver. Na tentativa de decifrar o estranho código, Langdon e uma dotada criptologista francesa, Sophie Neveu, descobrem, estupefactos, uma série de pistas inscritas nas obras de Leonardo da Vinci, que o pintor engenhosamente disfarçou.
Tudo se complica quando Langdon descobre uma surpreendente ligação: o falecido curador estava envolvido com o Priorado de Sião, uma sociedade secreta a que tinham pertencido Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Da Vinci, entre outros.

Opinião:
Não posso negar a razão da sua fama nem retirar o mérito a este autor, capaz de desenvolver um thriller que se lê rapidamente, com um ritmo acelerado e ação constante. Apesar disto, considero que as teorias apresentadas pelo autor não são propriamente inovadoras, mesmo reconhecendo a notável pesquisa histórica que sem dúvida efetuou. Portanto não achei o segredo final propriamente revolucionário nem chocante.
Algumas partes mais previsíveis, outras nem tanto, mas mesmo assim consegue ter algumas reviravoltas emocionantes. Gostei dos enigmas inteligentes que propõe ao longo do livro, mas achei as personagens por vezes unidimensionais e pouco desenvolvidas.
Talvez devido a todo o alarido em volta desta obra (porque tudo o que envolva a religião vende com facilidade) tenha acabado por ficar um pouco desiludida com a sua leitura.

2 comentários: