RECENTES

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

"A Queda dos Gigantes" de Ken Follett [Opinião Literária]


Título: A Queda dos Gigantes

Autor: Ken Follett

Editora: Editorial Presença

Coleção: Trilogia O Século (nº1) / Grandes Narrativas (nº479)

Sinopse:

Ken Follett, esse grande mestre do romance, publica uma nova obra de grande fôlego histórico, a trilogia O Século, que atravessará todo o conturbado século XX. Neste primeiro volume, travamos conhecimento com as cinco famílias que nas suas sucessivas gerações serão as grandes protagonistas da trilogia. Mas não esgotam a vasta galeria de personagens, incluindo figuras reais como Winston Churchill, Lenine ou Trotsky, que irão cruzar-se uma complexa rede de relações, no quadro da Primeira Grande Guerra, da Revolução Russa e do movimento sufragista feminino. Um extraordinário fresco, excepcional no rigor da investigação e brilhante na reconstrução dos tempos e das mentalidades da época.

Opinião:

O século XX foi uma época de grandes mudanças, acontecimentos que alteraram o rumo da História da Humanidade. E é isso que Ken Follett consegue retratar com perfeição nesta obra.

O autor oferece diferentes perspetivas deste século: cinco famílias (uma russa, uma inglesa, uma galesa, uma alemã e uma americana) cujas vidas são obviamente indissociáveis dos acontecimentos mais importantes de 1911 e 1924. Assim, o leitor perceciona estes eventos pela visão tanto da classe pobre e trabalhadora, como da classe rica e aristocrata. Passando pela queda dos Czares e a ascensão do comunismo na Rússia, pelo movimento sufragista feminino, pela queda do antigo regime até ao surgimento dos EUA como uma potência mundial, Ken Follett evidencia a sua obsessão pela fidelidade histórica.

Por conseguinte, não aconselho este livro a quem não aprecia História. Na verdade, a componente ficcional encontra-se por vezes demasiado diluída na tentativa de estabelecer um relato histórico perfeito. Ainda assim, é uma excelente obra no género do romance histórico que inicia uma trilogia bastante promissora.


1 comentário:

  1. Olá :)

    Tens um selo à espera no Refém das Letras.

    Boas leituras!

    http://refemdasletras.blogspot.pt/2012/12/selo-campanha-de-incentivo-leitura.html

    ResponderEliminar